Qual curso escolher: Engenharia Financeira ou Finanças Corporativas & Investment Banking?
O curso de Engenharia Financeira combina conhecimentos de engenharia com finanças para desenvolver soluções financeiras inovadoras e eficientes para empresas e outras instituições. Os profissionais de Engenharia Financeira usam sua compreensão dos princípios matemáticos, estatísticos e financeiros para analisar dados financeiros, identificar oportunidades de investimento e gerenciar riscos financeiros.
Os cursos de Engenharia Financeira geralmente incluem disciplinas em matemática financeira, gestão de risco, mercado de capitais, teoria financeira, finanças corporativas e análise de dados financeiros. Além disso, os alunos podem ter a oportunidade de estudar outras disciplinas relevantes, como economia, direito financeiro, gestão de projetos e estatística, disciplinas que compõem o curso de pós-graduação em Finanças Corporativas & Investment Banking da FIA.
O curso de pós-graduação em Finanças Corporativas & Investment Banking se concentra no estudo dos aspectos financeiros das empresas, incluindo estruturação de dívida e capital, gestão de risco, avaliação de projetos e estratégias de investimento. Os profissionais de Finanças Corporativas ajudam as empresas a tomar decisões financeiras estratégicas e a maximizar o valor para seus acionistas. Tornando-o ainda mais completo, o curso se aprofunda em Investment Banking, área de estudo mais específica dentro das finanças corporativas que se concentra no papel dos bancos de investimento na intermediação financeira. Os profissionais de Investment Banking ajudam empresas a levantar capital, realizar fusões e aquisições, alavancar seus ativos e tomar outras decisões financeiras complexas.
O curso de Finanças Corporativas & Investment Banking acaba abrangendo um número maior de áreas de instituições financeiras que são estudadas ao longo de aulas dinâmicas, com profissionais de atuação em bancos de varejo e investimento, formados em sua maior parte pela USP e demais instituições de renome com titulações de mestres e doutores.